A informática é importante na escola?

O sorriso mais lindo e enigmático...

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O sorriso de Monalisa

Inspirador! Esta é a palavra que mais combina com o que o filme. Ao retratar uma classe aparentemente aplicada que era capaz de decorar nomes, datas e outros dados mas sem nenhuma sensibilidade para compreender a verdadeira essência da arte ante a uma professora empenhada em mudar a visão limitada das alunas dentro e fora da escola. .Mesmo sabendo todas as informações obre os artistas, as alunas não conheciam ate. Sendo assim a informação ajuda a conhecer a arte, mas não a entendê-la e tão pouco a apreciá-la. A informação não pressupõe conhecimento
O esforço que a professora teve perante as situações retratadas no filme, de uma sociedade pós guerra, onde uma aparente liberdade feminina era apresentada e defendida, foi incansável. A atitude da professora Watson, em proporcionar as alunas uma nova visão perante a arte, foi o diferencial. Além de mostrar obras de outras escolas, fez com que as alunas entendessem que uma obra de arte não precisa ser perfeita como uma fotografia, mas precisa ser apreciada. Para conhecer a obra é preciso apreciá-la, independente de gostar ou não, pois até para formular o conceito de gostar verdadeiramente ou não de algo, é preciso antes apreciar e entender.
A cada adversidade a professora tentava recomeçar por um caminho diferente e sempre procurando provocar uma nova visão frente ao pensamento ortodoxo das alunas.
Apreciação e gosto são coisas diferentes. Para apreciar é preciso analisar, ver os detalhes, compreender o momento. Já gostar é algo de empatia onde podemos fazer esta escolha com ou sem uma reflexão.
Para apreciar DaVinci é necessário, primeiro, conhecer o período em que a sua obra foi construída e as necessidades dos artistas daquela época. Também é preciso levar em conta que, na época, a obra de Leonardo foi considerada uma ruptura com o que era produzido. Além disso, é preciso apreciar o cuidado com as cores, a utilização do espaço, as linhas diagonais que demostram a perspectiva, por exemplo. Já, para apreciar Pollock os padrões envolvidos foram os de conhecer algo novo, diferente. Foi apreciada com preconceito, pois como vários riscos poderão ser considerados arte perante aos clássicos renascentistas?
É muito próximo do que acontecia. Muita gente ainda tem um olhar preconceituoso perante à obras que não retratam com fidelidade a realidade ou que não são considerados clássicos. Somente quem possui maturidade artística saberá apreciar bem uma obra de arte, seja ela qual for. Para apreciar tanto Pollock com Da Vinci da mesma forma é preciso possuir uma maturidade artística, ou seja, ser capaz de apreciar coisas além do que é representado na obra, sendo capaz de identificar aspectos como o uso das linhas, a utilização das cores, a expressividade da obra.E é construir este olhar ante a arte e a vida que Watson passa o tempo todo tentando fazer.
Comparando com a prática pedagógica e com o "modelo" de professor que estou construindo achei admirável a forma com que a professora Watson conduziu suas aulas, sempre procurando ir além do que era solicitado pela escola criando um ambiente de reflexão e possibilitando um olhar mais madura perante a arte. Junto com esse amadurecimento da visão artística foi proporcionado por Watson o amadurecimento frente à realidade: as alunas puderam perceber que, assim como eram livres para apreciar e gostar de uma ou outra obra de arte, também eram livres para escolher o rumo que suas vidas iriam tomar. Foi proporcionada a educação para a liberdade.

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