A informática é importante na escola?

Novas ideias, novas práticas...

13:45 Edit This 0 Comments »
Teorias e filosofias existem para que possamos nos utilizar delas. As vezes, no decorrer do curso, parece que tudo vai em direção a um mesmo ponto, como se fossem rios que deságuam no mar.
Várias das idéias dos teóricos são importantes para a prática pedagógica ou, por assim dizer ajudar a “ser professor no contexto atual”.
Muitos deles falam principalmente em interação. Deixando claro que a aprendizagem não é algo unilateral e tão pouco individual. Sendo assim, cinco teóricos chamaram minha atenção.

John Dewey
Dizia que os alunos merecem ser observados com respeito. Afinal, não são como máquinas que são programadas hoje para mais tarde colocarem em prática sua programação. Além disso, afirmava não existir separação entre a vida e a educação e que o professor deve despertar o entusiasmo entre os alunos, pois sem motivação não há aprendizagem.
Falava, ainda, que a capacidade de pensar deve ser valorizada e a arte uma área do conhecimento.
Contudo o mais marcante que Dewey deixou foi a idéia de que a educação não pode ser tratada com algo com início, meio e fim; é algo cíclico, constante e plenamente social onde só há aprendizado se for estimulada a capacidade de raciocinar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Dewey
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=447



Jean Piaget
Com uma teoria conhecida onde diz que o aluno constrói seu conhecimento através das relações que possui com o mundo, Piaget ajuda a compreender a forma que o aprendizado acontece e partindo destra teoria fica mais fácil elaborar um plano de ação para colaborar com esta construção. O papel do professor para este teórico é muito claro: deverá estimular a ação do aluno para que construa seu conhecimento.
Sua maior contribuição foi a de estudar os processos da inteligência.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JeanPiag.html


Paulo Freire
Para Freire ensinar é algo dinâmico e o professor deve levar em contar as experiências sócio-culturais do aluno. Assim como Piaget, Freire acredita que o conhecimento é construído, contudo coloca a questão social como indispensável no aprendizado.
A formação do professor também é contemplada na teoria de Freire: deve unir o exercício da criticidade e o reconhecimento do valor das emoções. Com isto Paulo Freire premia a área das artes visuais, pois ao exercer a criticidade juntamente com a sensibilidade se está preparado para ter maturidade e compreender a arte de uma forma mais completa.
http://pedagogia.tripod.com/pedagogia_da_autonomia__resenha.htm

Edgar Morin
Morin critica o ensino fragmentado. Este ensino que conhecemos, dividido em áreas do conhecimento, onde cada professor é convidado a ensinar uma das áreas, muitas vezes sem levar em consideração que o mundo não é dividido em disciplinas. Para Edgar Morin o conjunto beneficia o ensino, ou seja, o ensino só favorece realmente o aluno se for realizado de forma que todas as áreas do conhecimento sejam interligadas e unificadas. Afinal, na vida real não paramos para utilizar a lógica separada da linguagem ou distante das ciências. Assim, somente a unidade produz um ensino eficaz.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Morin


Antônio Nóvoa
Para Nóvoa o professor deve ser reflexivo, ou seja, precisa sempre estar pensando sobre sua prática. Também fala que o professor é aquele que compreende um determinado conhecimento e possui a capacidade de transformá-lo de tal forma que consegue ensina-lo. Ale disso defende que a formação continuada dos professores deve ser feita por eles mesmos, possibilitando, assim, uma reflexão sobre o próprio trabalho.
http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm

Creio que se direcionar minha prática utilizando os preceitos destes teóricos poderei modificar o meu jeito de dar aulas. Claro, não me iludo que isto acontecerá num piscar de olhos afinal são muitos anos de uma prática que dava certo até porque minha educação formal foi assim. Mas vida nova... Nos rumos deverão ser traçados, novas formas de ensinar, outras técnicas, outros pensamentos, outra sociedade e outras pessoas.
Que quer seguir por esta profissão deverá estar pronto para toda esta mudança que está chegando a galope. Os alunos não são mais os mesmos, a sociedade nem se fala. O acesso a informação é muito maior e, com isto, devemos estar preparados pra munir os alunos com armas que possibilitem utilizar estas informações de forma útil. E este será meu papel... E, para desempenhá-lo, vou precisar utilizar estas filosofias para apoiar minha prática.

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